segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A importância do sono na recuperação muscular

Uma reportagem publicada hoje no site da webrun chama atenção para um aspecto interessante e, por vezes, desprezado por muitos corredores: a qualidade do sono.

Segundo Hanna Karen Antunes, do departamento de psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo, “Pesquisas indicam que o exercício físico regula a temperatura corporal e os neurotransmissores de nosso cérebro. Com esses ajustes, o sono seria mais reparador e eventuais distúrbios do sono seriam minimizados. O sono teria mais qualidade e seria melhor aproveitado”.

De acordo com o fisioterapeuta David Homsi, autor do artigo na revista, não só a corrida ajuda o sono, como também o sono ajuda na prática do esporte. Para ele, "O principal benefício do sono na corrida é a recuperação muscular e celular que ocorre quando dormimos. Se esse descanso for insuficiente, podemos ter queda de performance ou entrar em síndrome de supertreinamento ( overtraining)", finaliza Homsi.

A reportagem afirma ainda que, um déficit prolongado (mais de 36 horas acumuladas) de sono pode reduzir a performance cardiovascular em até 11%. "Se você precisa de oito horas de sono, 18 dias dormindo seis horas diárias trariam essa queda".

Outro aspecto diz respeito à Estabilidade emocional: "mesmo que fisiologicamente não haja perdas numa noite mal dormida, a sensação de fadiga afeta o humor e pode atrapalhar a performance.
“A sensação de cansaço interfere na escala subjetiva de esforço. A sensação é de que o treino está mais pesado do que está”, diz Hanna Karen. "Descansados, nos sentimos mais fortes e com mais vontade de superar nossos limites".

Além de concordar com todos os pontos apontados pelos doutores que assinam a coluna, fiz também meus próprios estudos científicos, e estes indicam que há mais dois fatores que interferem diretamente tanto no sono, quanto na performance esportiva:
- o primeiro é a falta ou deficiência de disponibilidade monetária (conhecida nos meios não-acadêmicos como pindaíba, bolso vazio, sem-um-tostão-furado ou, simplesmente, falta de dinheiro mesmo), que influi diretamente na qualidade do sono, porque ninguém consegue dormir tendo muita conta pra pagar;
Sem dinheiro, o atleta fica também mais susceptível a lesões. É sim! Com o preço dos tênis de corrida nas alturas, o corredor miserê acaba apelando para um "bamba" ou "kichute". Ai é só apertar um pouco o passo e pronto! Qualquer pisada em falso e é pé-torcido na certa! É ou não é?

- da mesma forma que a falta de grana, a ausência prolongada de... é... bom, você sabe, de.. "exercícios funcionais" ou "alongamentos" antes de dormir interfere direta e drasticamente na eficiência do atleta. Os (bons) médicos atuais vêm prescrevendo - no mínimo - 7 (eu disse SETE! No MÍ-NI-MO!) sessões de exercícios noturnos semanais. Daí a importância fundamental de nossas esposas no... é... no treinamento para a primeira maratona.
Falei? 

2 comentários:

Carlos Henrique Diniz Ferreira disse...

Este foi o melhor post até hoje. Assino embaixo!!
Se tiver uma boa musica e um vinhozinho, que também é bom para o coração, unido a tudo isso que vc disse, fica perfeito! Todo maratonista precisa disso! É indispensável para a preparação funcional do atleta. rsrsrs
(Minha esposa tem que ler isso. rsrsr)

Eneida Freire disse...

Hahahahaha
Que ótimo!!!
Realmente preciso dormir mais e melhor, pra ter minha performance cardiovascular melhorada!
E garanto que a esposa está disposta a contribuir com o treinamento para a maratona! :)
Beijo, beinS2!!!!!!!!!!!!!!