quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Tempestade


Segunda-feira foi um dia tenso para o desventurado autor deste blog. Como sempre, havia muita coisa para ser feita e pouco tempo para fazer. Resultado: stress nível 5!
No meio da tarde, tive que sair da fábrica porque precisava assinar uns documentos da construtora. O caminho de volta para casa passa exatamente pela Igreja de São Francisco, o que seria uma ótima oportunidade para variar um pouco e correr no lado da Pampulha que é, tradicionalmente, reservado aos ricos e famosos.
Então, lá fui eu! (ok, ok: já adivinhei seu pensamento: "e quem disse que você é rico ou famoso, Mané?!" Eu sei, mas já que a rua é pública... Eu 'caí dentro'!)

Estacionei o carro por volta de 19 horas e já parti logo para a parte boa da coisa (sim, porque "alongar é para os fracos" :) !!! Corredor inconseqüente, eu!). 
Depois do fatídico treino do último sábado em que minha orelha foi quase decepada devido à borrachinha da morte, fiquei com trauma, e não consigo mais encostar os fones no ouvido. Por este motivo, estou aprendendo a correr sem ipod - e quer saber? (já sei: você NÃO quer saber, né? Mas eu vou lhe falar assim mesmo!) estou gostando! 
O plano era fazer 10km no ritmo de 6min/km. Comecei com um trote leve para aquecer e fui aumentando aos poucos.

Ó amigo leitor, você realmente precisa passear pela orla em um fim de tarde de verão! Havia tanta gente correndo e caminhando, que - em alguns trechos - era até difícil passar entre as pessoas. Parece que havia muita gente que, assim como eu, estava "curtindo" aquele fim de tarde, dava pra ver isto na cara de alguns, pelo semblante tranqüilo.
Corri quase três quilômetros em direção à Toca da Raposa e, quando fui retornar, o tempo mudou tão repentinamente que quase todos que estavam por perto se assustaram. O céu ficou muito escuro e um forte vendaval teve início, deixando principalmente as crianças assustadas.
Continuei minha corridinha sossegado, sempre olhando para o céu. Acho que pela primeira vez nestes meus 44 anos, eu vi uma tempestade se formar. Aquilo foi o máximo! As nuvens se movendo depressa, o vento soltando as folhas das árvores, gente tentando se abrigar da chuva. E eu lá, correndo e curtindo.
A chuva caiu grossa e forte. Como eu já estava todo suado (já havia percorrido mais de cinco km quando a coisa apertou), foi como correr debaixo de uma ducha, só que ao ar livre! Muito gostoso!
Fui até a estátua de Iemanjá e virei para voltar à Igrejinha. A esta altura, a chuva já havia se transformado em um temporal. Raios caiam por todos os lados (não conte para ninguém, mas confesso que fiquei assustado!) e o barulho dos trovões dava medo.

As luzes dos postes se acenderam e a noite chegou rápida e negra.
Achei impressionante como a água subiu de repente. Poças surgiram no passeio (na calçada, para você que não é mineiro!) e meu tênis ficou encharcado. Perto da Igreja, a enxurrada ultrapassava o meio-fio (guia, para você que não é mineiro! Qualquer dia desses vou criar o Google Transator Português-Português! Ficarei rico!) e eu terminei meus 10km correndo sobre uma lâmina d água. Estava perigoso, mas estava muito bom!

Ontem treinei novamente. Fiz um progressivo (tipo de treino em que a corrida é dividida em etapas. Fiz três: uma devagar, uma mais-ou-menos e por último a "corrida da morte") começando com 2km a 6:15min/km, depois aumentando o ritmo para 5:45min/km e finalizando os 2 km finais ao passo de 5min/km.
No meio do percurso, uma chuvinha - dessa vez muito leve - começou a cair. A corridinha foi tão relaxante, mas tão relaxante, que nem me incomodei com o trabalho de S.Paulo à noite. Moral da história: correr faz bem. Mesmo!

Hoje vou ficando por aqui, mas amanhã quero escrever de novo, falando do medinho que estou começando a sentir do treino que farei no domingo: 25km correndo sem parar. Eu nunca corri tanto, e estou realmente assustado.
Por sorte total, correrei na companhia do Carlos Henrique. Para ele o treino será muito chato, pois para chegar vivo ao final, eu preciso correr a 6:30min/km (O Carlos faz 10km em menos de 49min). Mas os amigos servem para isto, certo Carlos?! :)

10 comentários:

Marcelo Pizarro disse...

Toninhooooo já que não quer colocar o iphoda me daaaaaaaaaaa rsrs

Antonio Horta disse...

Marcelo, você até que me deu uma idéia: (se falar que ideia não tem mais acento eu vou brigar!)

Fica criada a sessão de
Classificados dOMEstre:

"Vendo Iphone Shuffle novinho, faltando apenas uma borrachinha, que ficou encravada no ouvido do antigo dono! Tratar com oMestre" :)

Tia Rita disse...

Fiquei preocupada com a borrachinha que ficou presa no seu ouvido... e fiquei pensando como vc fez para tirá-la... curiosa mesmo...hehehe...
vai correndo muitooo ahi hein?!! qdo for na maratona em Paris, estarei lá torcendo...pode escrever...hehehehe...

Anônimo disse...

Ai como estou cansada vendo esse corredor na tempestade, parabens, corredor, é mesmo filho de D. Córa q. hoje coitada fez 4 Kms em 50 minutos mas andando, mas isso td fortalece agente e muito bjs de D. Córa

Yeda disse...

Ainda bem que não passou nenhuma ambulância enquanto você corria, senão iam te mandar direto para o manicômio... Eu já corri em dias assim e são perfeitos!!!!
Você vai ver que correr sem música tem suas vantagens, você fica mais integrado a natureza e aos seus pensamentos. Além disso correr longas distâncias com música pode ser um tanto irritante.

Boa sorte no seu primeiro longão, a partir de agora você terá algumas horas exclusivamente para você

Carlos Henrique Diniz Ferreira disse...

Toninho... já está tudo esquematizado para domingo... 2 ambulâncias do SAMU serão deslocadas para a região da pampulha e já contactei o Mago Virtual do Post anterior... ele levará gatorades!
Vamo que vamo!
Outra coisa... não tô com essa bola toda não e vamos correr em um ritmo leve, de 5 minutos o km... tranquilo. kkk
Brincadeira... vamos no ritmo que vc achar confortável.

Eneida Freire disse...

Vendo sua descrição de correr na tempestade, eu me lembrei de uma Fila Night Run em SP, lembra?!
Que chuva louca!
Bom, mas você gostcha! hahaha
Tá bom!
Juízo!
Beijo, BeinS2!

Antonio Horta disse...

Gente, são quase 11 horas da manhã e estou aqui, lendo e relendo os comentários que vocês deixaram. Sexta é um dia apertado, eu deveria estar trabalhando. Mas estou com medinho dos 25km que enfrentarei no domingo, e não consigo focar no trabalho.
Ler o que cada um dos amigos escreveu pra mim, me tranquiliza. E me dá muita força pra continuar treinando rumo ao objetivo que eu mesmo escolhi: conseguir correr 42km em Julho.
Agradeço de coração pelas mensagens. Podem acreditar: elas me ajudam muito.
Agora acho melhor parar com o "momento-emoção" e voltar pro rala-rala, né?
É nóis!

railer disse...

uai, achei que tu tinha parado de escrever aqui...

welcome back!

final de semana passada fiz o circuito do sol debaixo de chuva. nunca tinha corrido na chuva. foi legal demais!

Antonio Horta disse...

Thanks Railer!
Que legal vc ter corrido o circuito do Sol! Ao menos aqui em BH é uma prova organizada e, talvez por ser em janeiro, não é super lotada. Correr esta prova curtindo o visual ai do Rio deve ter sido incrível! Parabéns!