quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Dia ruim


Dizia um sábio que as desgraças eram covardes , pois nunca se via uma sozinha

Você talvez tenha percebido que anteontem não escrevi aqui no blog. Não que faltasse assunto, a questão é que anteontem foi um dia do cão. Do cão mesmo! Sabe aquele dia em que tudo - absolutamente tudo - que você faz dá errado? Pois é. Anteontem foi pior que isto. Tudo deu errado, das piores formas e nos piores lugares.
A sorte é que já passou. E como passou, agora posso escrever e compartilhar o que sofri.

Antes, quero abrir parênteses para falar um pouco do blog e dos assuntos que nele  exponho:
Quando iniciei minhas atividades blogativas, a idéia era criar um "diário" contanto do meu percurso desde corredor de 200metros até a primeira maratona da vida.
No meio do caminho, lá pelos meses de abril ou maio, quando a coisa ficar feia e o desânimo bater forte - pode ser que a leitura dos passos iniciais que eu mesmo escrevi me dêem força e determinação para seguir em frente.
Além disto, imaginei que o blog poderá também me ser útil quando eu estiver (ainda mais) velho, e o Alzheimer vier me visitar. Terei um ano inteiro de textos para reler e me lembrar do tempo de treinamento.
Por fim, tenho dois filhos. Embora eu corra apenas e tão somente visando minha própria satisfação, pode ser que algum deles (ou talvez os dois, quem sabe?) se sinta inspirado (isto é, se eu realmente conseguir percorrer os 42km) por estas tantas linhas e resolva também adotar algum esporte como hobby.
Sempre digo que gosto de correr não por causa da saúde, nem porque emagrece, mas porque faz MUUUITO bem para a cabeça. Se eles descobrirem no esporte alívio para suas próprias angústias (muita gente só acha isto na bebida, no fumo ou nas drogas), o blog já terá valido a pena.

Mas o fato é que - assim que escrevi o primeiro texto ("Não é "texto", é "POST", dirá minha esposa blogueira high-tech") fiquei empolgado com a idéia e falei pros meus amigos o que eu estava fazendo. Como resultado, recebi um monte - mas um monte mesmo - de palavras de apoio e incentivo. E agora o blog também serve para contar a estes amigos (e a você que me lê) quanto do caminho já foi percorrido, e como foi.

Isto posto, voltemos ao dia fatídico de anteontem.
A noite de segunda havia sido marcada por (mais) uma torturante sessão de trabalhos forçados, digo, de musculação.
Assim, ao acordar, imaginei que o dia seria bom, pois terça é dia de corrida na rua e - ainda que chovesse - nada podia ser pior que o trabalho forçado na prisão da academia.
Mais podia sim. E foi!
Ao sair para o trabalho, fui desligar o notebook e - como não resisti - dei uma olhadinha antes na minha conta do facebook.
A terça-feira maldita começou ai.
No facebook há uma "coisa" no canto da tela que fica mostrando umas pessoas que "você talvez conheça". Estou off-line agora, mas acho que o nome que o zuckerberg deu pra isto foi "sugestão de amigos".
Pois é, eis que me aparece na tela um sujeito que eu não conheço pessoalmente, mas que já me prejudicou bastante. Fiquei triste em ver a foto do carcará lá e já fui logo puxando o fio do notebook pra desligá-lo depressa (Heloooo-ô! É óbvio que não adiantou nada! Notebooks têm bateria, ô sua loira oxigenada metida a aprendiz de maratonista!)
Aquilo foi um sinal dos Deuses da corrida! Eu deveria ter voltado para debaixo do cobertor (de onde, aliás, não deveria nem ter saído naquele dia) e ficado quietinho por lá. Mas NÃAAAAOOOO! "O que que é isto?!?!?" "Eu sou um cara comprometido, tenho filha pra levar na escola; obra pra tocar; trabalho pra fazer..."
E o santinho (ou seria o diabinho?) ainda falou no ouvido direito: "Ânimo! Afinal está escrito: "Não deixarás estas coisas vãs vos abater na jornada do cotidiano" (Delphi, cap. X Ver. 19) E lá foi o retardado aqui!
Pra piorar as coisas, meu colega de trabalho, o Marcelo, ainda resolveu fazer uma "viagem de negócios" a Brasília (negócios, sei!) e eu fiquei sozinho pra tomar conta do botequim inteiro.
E você pensa que isto já era ruim o suficiente? NÃAAAAOOOO!
TODO MUNDO (eu disse TO-DO-MUN-DO!) do meu trabalho resolveu "ter dúvida" bem naquela terça! Ô vida ingrata! Todos os computadores dos usuários deram pau. E todas as funcionárias (e alguns funcionários também) estavam de TPM e tinham "zilhões de trabalhos importantíssimos" a fazer.
E todas as carretas do universo cósmico intergaláctico iriam ser carregadas naquele maldito dia!
E todos os sites de todas as Receitas Federais de todos os países baixos (e médios; e altos) resolveram sair do ar.
E todos os funcionários da contabilidade resolveram achar que era o meu Sistema que tinha dado pau (nessas horas ninguém acredita num programador que fala que "é o site que está fora do ar"...)
Ah, e um detalhe bem pequeno: a suspensão do meu carro quebrou. De novo!

"Mas tudo bem", me disse o anjinho ao pé do ouvido direito, "a vida é feita de desafios, pois está escrito: Combatereis o bom combate (e o mau também), lutareis a batalha dos justos - e no fim regozijarás!" (visual basic, cap. XXI versículos 1 a 20)
- Seja lá o que for "regozijarás", deve ser uma coisa boa, pensei. "Vou enfrentar os problemas com determinação, vencê-los um a um, e no fim, me deitarei à sombra da grande árvore para "regozijar"...
E lá fui eu: levei o carro na oficina aqui perto; determinei a emissão das notas em contingência; ouvi atentamente as devidas ferradas do meu chefe... E fui levando, até que o dia de trabalho acabou.

"Agora é a minha vez!" Peguei o carro na oficina e nem dei atenção ao segundo sinal dos Deuses: o volante estava todo sujo de graxa! Aquilo foi o segundo presságio! Eu deveria ter notado e abortado tudo. Mas NÃAAAAOOOOO! "O pior já passou, agora é só curtir a corrida - e que se dane o retardado/imbecil/debilóide/babaca do cara no facebook..."
A planilha sagrada de treinamento (pausa para ajoelhar e fazer reverência. Atenção corredores: Devemos fazer isto sempre que mencionarmos o nome da sagrada planilha) mandava em seu capítulo XIX, versículo 12: "e correrás 8km sobre a terra; e manterás a velocidade de 6min/km; e então, triunfarás" (Java for Dummies, cap. XI ver. 15-17)
Estacionei em frente ao PIC, limpei as mãos de graxa na toalha "PelamordeDeus! Na toalha não!!!! quase ouvi minha esposa reclamando) antes de colocar o ipod e o relógio de corrida.
E lá fui eu. Fiz aquecimento rápido e parti sem dó para a festa!
A visibilidade, que é naturalmente ruim por causa das minhas lentes multifocais, estava ainda pior pelo fato de ser noite sem lua. Após correr uns 4 km, dei de cara com uma...  nuvem de insetos!
ECA!!!! ECA DUPLA!!! Que nojinho!
Mas tudo bem, os óculos multifocais protegeram meus olhos sensíveis do impacto com os seres inferiores! Terceiro sinal dos Deuses. Desta vez eu devia mesmo ter percebido e parado de correr. Mas, não só continuei correndo, como - por ter ficado puto da vida com os mosquitos desgraçados - ainda aumentei muito o passo.
Um kilômetro depois e... outra nuvem de insetos malditos!!! Só que desta vez eu estava cansado e correndo muito depressa. Quando fico assim, tenho tendência natural a correr de boca aberta. Ai acho que você já entendeu, né?
É. Foi isto mesmo.

Eu engoli um maldito pernilongo (da dengue?)!!!!
ECA!!! Só de pensar ainda fico com nojo!
Na hora eu quase vomitei! Juro!
Fiquei engasgando, sem saber direito se era pra   Engolir ou Cuspir... foi uma lambança.
E o santinho ainda soprou no meu ouvido direito: "Não te abaterás! Correrás até o último kilômetro da planilha sagrada, e no fim, triunfarás"!
"Grandes Mer#)@das, e que alternativa eu tenho? Meu carro tá longe, eu não trouxe dinheiro, e o cara que vende água no PIC vai embora já já". Eu nem precisava mais de santinho pra me dizer que o jeito era apertar o pé mesmo.
Obviamente que, como em toda terça-feira maldita, não deu pra chegar a tempo e o cara da água já tinha ido embora.
Entrei no carro suado, me sequei com a toalha cheia de graxa, e voltei pra casa com a cara pintada de Rambo. Puto da vida, com graxa na cara, e com gosto de mosquito na boca (pelo menos era mosquito, você dirá. Sacana, você, hein?!).
E eu me pergunto: Onde está o glamour na vida do aspirante a maratonista?
Ao chegar em casa, o santinho ainda voltou a soprar...
E eu me dei um tapa tão forte, que estou com a orelha direita inchada até agora.

5 comentários:

Carlos Henrique Diniz Ferreira disse...

Isso é pra ver se vc realmente está focado em seu objetivo.
Um pernilonguinho não é nada pra quem já foi pra china e se alimentou lá. kkk

Antonio Horta disse...

É Carlos, eu não havia pensado por este lado... Vc lembrou de uma coisa certa: de fato, comer lá na China foi muito pior! Agora nem tô mais achando o gosto do pernilongo tão ruim assim... :)

Eneida Freire disse...

E o que é melhor da vida?!
Embora as intempéries, todas elas, ainda chegar em casa de bom humor e rir do mosquitofacebook, seja lá o que for, e mostrar que você venceu!!!!
Tamo junto!!!!!!!!!!
Aí no canto esquerdo, aqui no braço direito!!!
Beijo!!!!!!!!!!!

Antonio Horta disse...

Brigado Beim. É Nóis!

Anônimo disse...

pessoas determinadas são assim . sempre vencendo tds obstáculos. parabens de s/ mãe