domingo, 20 de novembro de 2011

Mudança de Planos


"O rio atinge seu objetivo porque aprendeu a contornar os obstáculos"

A semana passada foi especialmente difícil para este aspirante a escritor/maratonista: o trabalho se multiplicou por mil, me apareceram problemas pra tudo que era lado, fiquei sem tempo até para escrever no blog e, para piorar, ainda tive DUAS segundas-feiras na mesma semana! Felizmente já passou.
Houve ainda outro motivo para eu ter passado tantos dias sem atualizar o blog. Descobri que não poderei viajar em Outubro para a Argentina, o que significa "adeus maratona de Buenos Aires 2012".

Fiquei tão chateado com esta constatação, que me faltou ânimo até para escrever. Pensei muito em alternativas, tentei mudar as prioridades... Nada funcionou.
Mas o sonho de correr a primeira maratona da minha vida continuou vivo. E com esta chama acesa na minha alma de corredor (essa frase ficou bacana, nénão?!) tratei de procurar outra prova que fosse tão significativa para mim quanto BUE, e que se encaixasse, tanto na minha agenda, quanto (e principalmente) no meu parco orçamento.
E descobri a... MARATONA INTERNACIONAL DO RIO DE JANEIRO!!!

O desafio será muito maior, mas como diria um político mineiro, "isso dá pra fazer!"
A maratona do Rio - edição 2012 - acontecerá em 8 de Julho, o que significa que terei que estar totalmente preparado três meses antes do previsto.
Além disto, mesmo ocorrendo em Julho, a prova é disputada sob calor (o clima no Rio em Julho é, historicamente, bem mais quente do que em BUE em outubro).
Entretanto, o percurso é tão - ou talvez até mais - bonito do que na Argentina! A largada acontece no Pontal Tim Maia, início do Recreio dos Bandeirantes, e a chegada é no Aterro do Flamengo. Serão 42km correndo por um dos mais belos cartões postais do mundo.

Superado o trauma do cancelamento da viagem a los hermanos, me vi diante de outra parte ruim: como contar isto para o parceiro e principal incentivador, o Carlos?
Só hoje criei coragem pra ligar pra ele. E a ligação me fez ver que realmente não devemos sofrer com nada por antecipação: ao invés de ficar chateado comigo, o Carlos não só entendeu meu problema, como também ACEITOU MEU CONVITE, e irá correr comigo no Rio!
Fiquei tão animado que assim que desliguei o telefone, peguei o notebook e comecei a escrever este texto.
Agora peço aos amigos leitores que continuem me apoiando e incentivando, pois o desafio ficou ainda maior (e mais perto!).

Então vejamos a quantas está andando minha preparação maratonística:
Na quarta-feira, dia 16, corri 9km a 6min/km com frequencia cardíaca média de 80%. Completei o percurso em 52 minutos, mas foi um treino ruim: eu ainda estava muito chateado (talvez até deprimido) por causa do cancelamento de outubro e só ficava pensando em terminar logo o percurso.
Depois de quarta, Só tive tempo para correr novamente ontem. Mas ai eu já estava com a idéia do Rio/2012 na cabeça, e a corrida foi muito, mas muuuuiiiito melhor!
Dei a volta na lagoa da Pampulha em uma hora e 57 minutos. Mesmo tendo corrido à tarde (iniciei às 17horas - horário de verão) e sob o sol, eu ADOREI o treino. O setlist do ipod tinha uma seleção de músicas perfeita para o calor que estava fazendo, e tudo correu de forma impecável!
Desta vez, tive tempo de transferir os dados do GPS para o micro e salvar as telas que incluo neste post.
Se você não corre, mas gosta do esporte e pensa em correr um dia, eu recomendo totalmente o GPS Garmim! Não que seja um equipamento indispensável, mas é tão legal (ele te dá a distância percorrida, frequencia cardíaca, velocidade instantânea e média, dentre outras informações) que vale bem o que custa.
Agora tenho que ir. Estou no BHShopping (eu trouxe no laptop pra cá!) e minha mulher vai chegar do "tour às lojas" a qualquer momento, e ai é: "Perdeu Preibói!"

Agradecimentos especialíssimos à minha madrinha-maratonística, a tia Rita, que me apóia sempre, e que até cobrou o texto no facebook! Valeu pela força Tia Rita! 

11 comentários:

Marcelo Pizarro disse...

Putz vc nem comenta comigo que nao tinha mais buenos aires!!! agora é assim? só fico sabendo pelo blog? rs.. Mais que bom que tem rio 2012 boa sorte nesse maratona com certeza sera muito bonito afinal de contas... " O Rio de Janeiro continua lindo..." Aquele abraço! e boa sorte segunda terça e quarta! rs

Eneida Freire disse...

Tão bom quando a gente se liberta do que nos atormenta!
E você encontrou um caminho legal, sem deixar seu objetivo de lado!
É isso aí, guerreiro!
Admiro!
Beijoooooooooo!!!
http://tengasuperacion.blogspot.com

Anônimo disse...

Que é isso menino, quem tem garra e determinação como vç, corre até por aqui mesmo e a qualquer hora- dez horas meia noite etc.parabens sempre felicidades abçs da sua mãe.

Carlos Henrique Diniz Ferreira disse...

Esse mundo dá voltas... essa é a coisa mais certa que já ouvi... e nesse caso, ele deu duas voltas. rs
Primeiro passei de incentivado a incentivador, fiquei feliz em saber que de alguma forma estou servindo pra incentivá-lo. rs
A segunda volta foi o replanejamento... replanejar a vida é normal, significa que está vivendo e não só sobrevivendo! Se ficamos presos a um pensamento e não somos maleáveis a outros, não evoluímos!
Achei muito legal a ideia de correr a maratona do Rio e , se não sabe, já arrumei até mais companhia. rsrsrs
O outro Toninho também vai. kkkk

Antonio Horta disse...

Valeu Gente!
Muito obrigado pelo carinho e pelo apoio. Eu tô precisando MESMO!
É falow!

Tia Rita disse...

Que isso garoto!!! no Rio vai ser até mais legaaal, quem sabe não poderemos fazer uma caravana e zunir pras bandas cariocas??????
"Que a chama continue acesa e bem acesa nessa sua alma e vida de corredor"...
vamu que vamu......
beijos da dinda...

Luíza disse...

É isso ai pai, tenha determinação e você vai longe!(só não passe de 42km rs.)
beijos!

Antonio Horta disse...

Tia Rita e Iza, muito obrigado pelas palavras de incentivo!
Vamos juntos sim!!! Animem-se ai!

Anônimo disse...

oi gente, não se esqueçam de me levar tb estarei nessa, maratona é p/ gente chik, mas eu soursrsrs.

Anônimo disse...

tb estarei lá ,,, de D.Córa........ho

railer disse...

legal! eu tinha falado pro carlos que vocês deviam correr aqui mesmo e agora vejo que o plano mudou pra cá! muito legal! espero vocês aqui!

abraços!
raileronline