quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Treino Intervalado



Hoje fiz um treino diferente, ele era... INTERVALADOOOOO!!!!! uhuul acho que você adivinhou isso antes dele escrever, certo ?

Pois é, cheguei à orla da Pampulha às 17 horas. O sol estava brilhando e a temperatura era de agradáveis 22 graus.
Larguei do Museu de arte e corri 2km à 7min/km, um ritmo bastante confortável para os meus 44 anos. Esta parte serve para aquecer os músculos e prepar

fala serio pai, eu sou muito legal ne ? <--

Como eu ia dizendo antes de ser interrompido pela minha filha "legal" aqui, o treino Intervalado é dividido em 3 fases. A primeira parte consiste em correr 2km num ritmo bem lento para aquecer os músculos e preparar o corpo para a fase seguinte.
Bom, meu pai está muito ocupado agora, então eu vou falar um pouquinho
Ele basicamente correu em velocidades diferentes (assim acredito) quase se matando em uma das fases, mas ele é um bom corredor, então ficou bem e ainda chegou em casa alegre!
Ele ainda por cima teve que cuidar de mim e não descansou, acho que ele precisa dormir...ops, ele está de volta:

Pois é amigo leitor, este agora é um blog coletivo e familiar. Mas deixe-me esclarecer a parada:
Estou escrevendo este post aqui do ambulatório do hospital. É que, assim que cheguei em casa, encontrei a gatinha co-autora deste texto com 39.5c de febre.
Só deu tempo pra tomar um banho e "correr" com ela pra cá (você está ficando de saco cheio desses trocadilhos, né? Como diz a Iza: "fala sério Pai!").
Ela foi examinada por um médico meio velho, mas que pareceu bem legal, não é Luíza?
- Não tenho nada contra o cara, só não gosto de ir ao médico e ainda por cima ele me mandou tirar sangue, péssimo!
Bom, desculpem-me pelas interrupções, elas não devem lhe interessar muito.

Voltei,
Já que este blog é sobre corrida de rua, vamos retornar ao treino desta tarde antes que eu perca todos os meus dois leitores.
É o seguinte ("é" não, FOI o seguinte - o treino já acabou faz tempo): ao final dos primeiros 2km, teve início a fase dois: correr 500metros com velocidade de 5:30 min/km e depois andar por 2 minutos para descansar.
A receita do bolo (também chamada de planilha de treinamento) manda fazer isto 4 vezes.
E vieram os primeiros 500 metros. E também o primeiro problema: apesar de estar com meu ultra-hight-teck-moderníssimo GPS garmin, eu não consegui controlar bem minha velocidade. Fechei os 500metros em 2min 28 seg, o que deu menos de 5min/km.
Quando chegar em casa, vou conferir o histórico do GPS e postar o gráfico e os tempos aqui, mas o fato é que a mesma coisa ocorreu nas outras 3 vezes: sempre corri os trechos de 500m abaixo de 5min/km.
Após os 4 semi-tiros, corri mais 2km de volta ao museu na velocidade de 6:40min/km. E isto é a outra coisa estranha: após ter feito os tais "tiros", eu perdi um mais pouco da noção de velocidade. A ideia era correr este último trecho a 7min/km, mas sempre que eu olhava no relógio, a velocidade estava mais alta que isto.
Quando retornei à base, ainda era dia (18hs, pelo horário de verão), então pude me assentar no meio-fio e apreciar o fim do dia na lagoa. Maravilha! (sem falar que o jacú aqui estava com o carro da esposa, e as leis internacionais exigem uns 10 minutos de "secagem corporal" antes do condutor ousar entrar no veículo do cônjuge feminino).

Tenho que confessar uma coisa: em mais de 10 anos de corrida de rua, esta foi a segunda vez que fiz este tal treino "intervalado". Na primeira acabei enfiando o pé num buraco e ficando sem correr por mais de um mês.

Fico pensando que talvez não dê para administrar um ano inteiro de preparação só com base em planilhas.
Além da beleza, da inteligência e da modéstia, tenho outra característica bem marcante: sou TEIMOSO pra danar.

Minha profissão me ensinou a ser autodidata (trabalho com TI e, quando estava na faculdade nos idos de 1985, o Windows ainda nem existia, de forma que tive que aprender sozinho tudo sobre a "informática moderna"). E aprendi a usar esta coisa "self-made" em tudo que faço.
Esta tendência de fazer tudo "sozinho e na raça" aliada à minha teimosia, faz parecer muito natural fazer eu mesmo minhas pesquisas internéticas, minhas consultas às revistas especializadas em corrida e, após isto, montar meu próprio cronograma de treinamento.

Entretanto, estou sentindo dificuldade em avaliar e controlar o resultado dos treinamentos.

Você que me lê e corre também, me diz ai: você corre com treinador? É legal?
Pergunto porque tenho receio de que uma certa "profissionalização" venha a tornar os treinos muito "burocráticos" (além de inflacionar o troço, lógico!), o que tiraria TODA a graça da coisa.

Agora vou ver se o exame de sangue da Iza ficou pronto.
Até amanhã, se Deus quiser.

 --//--

Hoje já é amanhã (se é que me entende). Chegamos em casa à meia-noite e graças a Deus a Iza tá bem.
Eu esqueci de trazer o GPS pro trabalho, de forma que vamos ficar sem o histórico do treino de ontem.
Hoje é dia de musculação (noite de musculação, na verdade). Se a filhota estiver ok, irei à academia depois do tradicional passeio com a Salva.
Tomara que dê tudo certo. Depois eu conto como foi.
Agora vou voltar ao trabalho, porque duas segundas-feiras na semana ninguém merece! Estou até ouvindo minha filha: "Fala sério, pai!" :)

5 comentários:

Carlos Henrique Diniz Ferreira disse...

Ser pai é isso . rsrs... treinar corrida e ainda passar a noite no hospital...isso é um sinal de que sua preparação fisica está excelente. rs

Eneida Freire disse...

É isso aí, paizão!
Faz parte! :)
Parabéns pelos treinos e pelas corridas, na Lagoa e no Hospital!!!
Beijo!

Anônimo disse...

ser pai é isso ai, sempre presente nos acontecimentos diário da familia, Deus os abençoe de D. Córa

railer disse...

bons treinos e melhoras pra luiza.
fala pra ela que tirar sangue é legal. eu gosto de ficar vendo ele entrar nos tubinhos! hehe

André Gonçalves disse...

Resolvi procurar imagens sobre treinos intervalados e parei no seu post.
Parabéns Antônio, pela leveza do texto, pela alegria de viver e pelo amor de pai. Você hoje arrumou mais seguidor.
Ah! Também sou da Área de TI e me desenvolvi na corrida praticamente da mesma forma.
Farei a leitura do seu post da Maratona da CAIXA.
Boas passadas e até breve.
André
http://andreeotenis.blogspot.com