quinta-feira, 7 de junho de 2012

Eles venceram!


Enquanto aguardamos o relato da Eneida sobre sua participação na MMIBH, permita-me o leitor amigo, falar sobre um feito de outrem - mas que estou comemorando como se fosse meu.
Como eu já disse em mais de uma ocasião, a idéia (com ou sem acento, dependendo de sua idade, caro leitor) do blog é relatar meu longo e difícil caminho para realizar minha prova dos sonhos: correr uma maratona na vida. Desta vez porém, não vou falar aqui de mim, mas de um trio que conquistou grande feito, e que serve de exemplo para mim.

Sabe,
Grande parte dos humanos que correm, fazem percursos de 5 quilômetros. Estes são considerados seres "normais" e "saudáveis" pela sociedade. Correm muito os danados, posto que 5km é bem mais do que uma idinha até a padaria (se o leitor que não corre tem dúvida, que marque no carro e verá que 5km não é molezinha não!).
Além destes, há o grupo dos que correm 10km, já sendo classificados como "corredores excêntricos", "que gostam de sofrer". De fato, correr durante quase uma hora sob sol forte não é coisa de gente muito normal. Alguns terminam o percurso com bolhas nos pés, outros chegam a ter alucinações no final...
Mas há piores! Existem indivíduos que, não contentes com esta distância, (ou talvez sofrendo de stress pós-traumático, ou outro distúrbio neurológico... vai saber!) decidem se embrenhar por percursos de - pasme! - 21km!!!
Estes são classificados pela literatura médica especializada como: D.M.R. - Débilus Mentalis Retardadus, ou simplesmente, doidos.
Por fim, há os casos patológicos crônicos: aqueles que, querendo provar a si mesmos que podem superar seus próprios limites, decidem treinar corpo e mente para suportar a distância inimaginável de 42 quilômetros!
Para estes a literatura médica especializada ainda nem conseguiu um nome apropriado.

Escrevi tudo isto porque um cara que eu não conheço (só o vi uma vez, mas não conversamos) pessoalmente, mas a quem muito admiro por sua determinação e força de vontade, concluiu no último final de semana nada menos que a COMRADES Marathon.
Para o leitor não totalmente familiarizado com o maravilhoso mundo das corridas de rua, a COMRADES é uma Ultramaratona com percurso de 89,2km entre as cidades de Pietermaritzburg e Durban, na África do SUl. Chamada de "the epic journey", a COMRADES é das mais famosas (seguramente a mais emocionante) Ultramaratonas do mundo.
Pois é, o Miguel Delgado correu por quase 12 horas para chegar ao estádio de Durban (imagine o leitor qual será a emoção de terminar num estádio uma prova de quase 90km!). Ele venceu a si próprio. Provou pra ele mesmo que podia. Superou os limites insuperáveis. Deve estar todo quebrado a esta hora (estou aguardando ansiosamente o relato dele no blog Baleias), mas ele conseguiu!
Com seu feito, Miguel e seus amigos Wu e Marinês, me deixam o exemplo. Eles conseguiram, então - se eu tiver determinação suficiente, disciplina suficiente, e força de vontade suficiente, eu também posso alcançar meu objetivo. Talvez não seja este ano. Ou talvez seja... O fato é que a conquista do trio redobrou minha motivação!
Eu vou pro Rio disposto e confiante (apesar de com preparo físico deficiente, dado o pouco treinamento), e vou dar o melhor de mim mesmo.

Ah, por falar nisso, deixe-me lhe dar uma notícia boa! Ontem eu fiz o teste ergométrico (a enfermeira me depilou! De Novo! meu peito já tá todo pinicando).

Ainda não levei o resultado pro meu cardiologista, mas o médico que fez o exame é cardiologista da minha mãe - e me já me disse que estou apto a encarar a maratona!
Isto já é uma vitória, não é?!

3 comentários:

Eneida Freire disse...

Eita!
Então vambora pro RJ!
Você correr, e eu sofrer!
hehehe
Mas fico muito feliz por você ter passado no teste do cardiologista e seu preparo físico é mesmo excelente!
Faça os treinos desse mês com muita determinação e vambora!
Beijo, beinS2!

Anônimo disse...

com isso tdo Toninho, aumentarei a minha caminhada fico + fortalecida bjs de s/ mãe

BALEIAS disse...

Meu caro amigo Antônio Horta, a gente não se conhece pessoalmente, mas já somos amigos desde os primeiros comentários aqui e lá no blog Baleias. Aliás, já passou da hora de nos encontrarmos e será na sua estreia, na maratona do Rio, onde você brilhará com a raça daquele treino em Guarapari, lembra?
Muito obrigado pelo carinho e pelas palavras. Quando você acabar de firmar nas maratonas a Comrades espera para te renovar as emoções que serão grandes nessa estreia nos 42 kms, distância que considero ideal e na qual permanecerei sem muitos arroubos (como diz você) pelas ultras. Pode pensar no convite do Ailton que reforço aqui. Grande abraço.
Miguel Delgado.