terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Problemas





"Confiança é aquele sentimento que você tem antes de compreender a situação."


Há sete dias não consigo tempo para escrever aqui no blog. Isto é uma pena, sobretudo por dois motivos: primeiro porque meus cinco leitores podem ficar decepcionados (ou não!!!) por acessarem e verem até hoje a mesma postagem da semana passada; e segundo porque o blog tem funcionado como uma válvula de escape, uma forma que encontrei sem querer para escrever tudo que me vem à cabeça (esta a razão pela qual não falo só de corrida).
Assim, mesmo no curto período de vida do blog, já escrevi textos nos mais estranhos lugares. Escrevi vendo TV, escrevi no shopping, no carro (um dia em que fiquei preso na estrada por causa de um acidente), no banehiro... Já escrevi até no hospital!
O legal é que, quando acabo um texto, me sinto leve, tranquilo. É como se eu estivesse conversando cara a cara com todos os meus cinco leitores, de uma só vez. Dá uma calma...

Meu Treino de 6/12

E as coisas estavam indo relativamente bem até a quarta-feira passada, quando o mundo caiu bem em cima da minha cabeça. Fiquei sem tempo pra nada! A coisa ficou tão feia, que até pra ir ao banheiro era preciso um certo "planejamento".
Tudo piorou tão repentinamente porque meus problemas - que não são poucos - começaram a ter vida própria. É verdade! Normalmente, eu tenho problemas na construtora pela manhã, depois vêm os problemas do Sistema. Á noite são as questões familiares, coisas para consertar em casa, um menino que quer atenção aqui, uma esposa me mandando trocar a lâmpada ali... Mais tarde, tenho os problemas da consultoria, e depois é hora de tomar banho e ir deitar, esperando sem muita ansiedade, pelos novos problemas, que nascerão no dia seguinte.
Só que, na semana passada, ficou tudo misturado: ao invés dos problemas formarem a tradicional fila indiana e ficarem aguardando pacientemente por mim, eles discutiram entre si, e a coisa virou um tumulto só!
Os problemas pequenos, que normalmente têm prioridade na minha agenda, estavam sendo pisoteados pelos problemas grandes. Uma verdadeira maldade!
Os problemas graves misturaram-se com os urgentes, cada um se achando mais importante que o outro. Os problemas fêmeas, normalmente tão acanhados, partiram para cima dos problemas machos, foi a promiscuidade problemática. Até os probleminhas insignificantes e nanicos começaram a dar uma de "baixinho invocado".
Segunda volta do treino de 8/12 - Deliciosa!

Ah! Como você, caro leitor, seguramente também tem (ou ao menos já teve, caso seja atualmente funcionário público) problemas, com certeza já sabe que - se nós não resolvemos nossos problemas - eles se multiplicam. É a teoria Darwiniana da Evolução-multiplicatória-problemática. Foi o que ocorreu na minha vida. Bastou deixar os problemas juntos um pouquinho só, e a coisa toda virou de cabeça para baixo! Apareceram até problemas moderninhos, aqueles de piercing na orelha, cabelo de franjinha e sexo indeterminado.

Sem saber por onde começar, passei pelas três fases do ser humano desesperado: primeiro fiquei em pânico total, depois entrei em depressão profunda (um dia até chorei dentro do carro) e na fase 3 joguei tudo pro alto e fui correr na rua, que é lugar quente.

Terça feira corri 6km, ainda com as pernas doloridas da volta da Pampulha (bons tempos aqueles!!!)
Na quarta os problemas fizeram "barreirinha" e me impediram de sair do trabalho a tempo de correr.
Quinta feira consegui correr 8 deliciosos km pela orla da lagoa, e no domingo fiz 15km.
Ontem foi dia de descansar. Hoje, se Deus quiser - e os problemas deixarem - pretendo correr mais 8km. Estou até animado porque, se tudo der certo, correrei na parte oposta da lagoa à que costumo treinar, perto do Mineirão e da Igreja de S. Francisco (onde correm os ricos e famosos!).
Mas deixe-me ir, que ainda tenho muito problema pra resolver até o final do dia. E à noite ainda há a reunião da morte com o povo de São Paulo pelo skype.
O texto mal acabou, e eu já tô ficando deprimido de novo...

Ok, eu já posso até ouvir seus pensamentos, leitor amigo: Já consigo prever seus comentários aqui no blog. Sei que, certamente, você me encorajará, dizendo coisas verdadeiras, profundas e sábias como:
"é mano! Ema ema ema, cada um com seus 'pobrema'"
Muui amigo, você, hein? Deixa quieto!
É como diziam os antigos Romanos: "Emus Vobiscum, Corolarium Est! Madeirum Musicalis Cantarola Sifum-Cabeçadum Manoelis" (cê num resolve suas coisas sozinho não procê ver! o pau vai cantar bonito pra cima docê. Mané.)
15Km do domingo nublado. Tinha muuuuita gente correndo!

6 comentários:

Anônimo disse...

eis aí o homem dos problemas,se analisarmos com paciência,veremos q. de problemas nada temos, dificuldades td. mundo tem, cada um c/ s/ tamanho, mas com muita fé em Deus,vamos superando como dizem: tiramos de letra. Pois é querido Toninho,tá td mundo esperando p/ s/ acontecimentos. Amem, até a proxima bjs de s/ mãe.

Carlos Henrique Diniz Ferreira disse...

Um dos cinco letitores marcando presença!
Pobrema é pobrema e vice-versa! rs

Yeda disse...

Nunca ri tanto num post rs rs rs
fiquei imaginando os problemas em fila indiana e depois se degladiando. Muito bom.... Eu tive um dia de cão hoje e ler seu post me fez esquecer um pouquinho dos meus próprios problemas... Eles ficaram lá todos juntos, será que vão se multiplicar até amanhã???? Bjos Yeda (5º seguidora)

Tia Rita disse...

vixi...com tanto problema que vc tem ahi, a gente de cá fica sem nenhum problema...
tem "pobrema" não Toninho...erga a cabeça...levante-se...cante e encante...
enquanto isso nóis do outro lado, vamos nos deliciando com seus posts... e convencidos que não temos problemas...vc tomou todinhos pra vc...
aplica uma regra de três que vc resolve todos os seus "pobremas"...
beijos

Antonio Horta disse...

Valeu mesmo, gente!
Mãe, Carlos, Yeda e Tia Rita,
Que bom vocês terem lido e comentado o texto! Me sinto mais "leve" depois de compartilhar meu dia a dia com vocês.
São 11 e meia da noite e só agora acabei meu trabalho.
É bom saber que tenho vocês (e a Eneida, que tá aqui do lado até agora me esperando) apoiando e incentivando.
Valeu MESMO! Agora vamos dormir que amanhã tem mais!
:)

Eneida Freire disse...

hahahaha
ô peça rara!
é bom ver quando você supera e começa a falar!
enquanto tá guardado é que é o 'pobrema'.
colocar pra fora já ajuda na solução!
e as planilhas ilustrativas?!
gostei!
beijo, beinS2!!!!!!!!!
http://tengasuperacion.blogspot.com