sábado, 21 de janeiro de 2012

Meu treino mais longo


O amigo leitor certamente irá me perdoar pelo mau humor, mas começo a escrever este post as 6:20 da manhã de sábado no saguão do aeroporto, enquanto aguardo a hora de embarcar para São Paulo - em viagem profissional.
A missão de hoje é fazer um "bate-e-volta" até lá. Um trabalho rápido: chegar silenciosamente, matar todos os usuários que estiverem na sala de reunião; recuperar os servidores avariados e retornar sem deixar pista. "Ninguém merece"!
Mas já que você está ai com essa expressão de "e eu com isso, Toninho?", ou com esse pensamento de "ufa, ainda bem que esses trabalhos trágicos e sujos não acontecem comigo!", vou poupá-lo de mais sofrimento e passar a falar do maravilhoso mundo das corridas de rua, e de a quantas anda minha evolução nos treinos para a primeira maratona da minha vida sofrida.

No sábado passado fiz o mais longo treino da minha humilde existência. O plano era acordar cedinho e correr 21km. Para um maratonista experiente, isto até que não é tanto, mas para o "aspira" aqui, trata-se de um desafio grande.
Por isto acordei tão empolgado naquele dia. Ao chegar na lagoa, parei o carro e tirei fotos do local de partida para recordação. Usando o timer da máquina tirei uma de mim mesmo, especialmente para colocar aqui no blog. Depois do "momento-fotógrafo" (para usar uma expressão da colega Yeda) fiz uma sessão rápida de alongamentos e parti.
Antes de partir

Agora são 7:20 da madrugada. Estou escrevendo do avião e minha cabeça está doendo (já sei, já sei: "e eu com isso?..." Tá bem, vou parar de reclamar).
Mas eu estava falando da corrida. Pois é, corri solto e tranqüilo por uns 5km, até chegar ao Mineirão. De lá, resolvi subir a avenida e contornar o CEU (Centro Esportivo Universitário da UFMG). Ai a coisa complicou. Numa subida não muito íngreme e com menos de 1km, minha FC (FC=freqüência cardíaca) subiu rapidamente, e eu comecei a perceber o quanto ainda preciso me preparar para completar os 42km do Rio.
Por falar nisto, somente anteontem eu tive tempo de ler os comentários do último post. Vi que a Yeda (colega corredora a quem não conheço pessoalmente, mas que tem dado dicas importantes através de seu blog papaleguasrun.blogspot.com e de comentários aqui neste espaço) me alertava justamente para esta questão: a subida da Av. Niemeyer (seja lá como se escreve isto!). Ontem entrei no Google maps pra ver a extensão do "problema", e descobri - na verdade - que terei é que "escalar" um trecho longo e sinuoso, por VÁAAAAARIOS quilômetros.
Vai ser puxado, mas o visual que o Google street view mostrou (conheço o Rio, mas nunca andei pelos lados do Recreio dos Bandeirantes) é tão incrivelmente bonito, que certamente valerá o desafio.

O fato é que, logo apos a subida do CEU, a FC voltou a 75% e eu pude continuar a correr com calma. A questão da subida entretanto, ficou em minha cabeça durante todo o treino.
Como aquela seria a primeira vez que eu treinaria por 21km (já corri a meia-maratona algumas vezes, mas prova é diferente de treino, né?), resolvi correr devagar. Primeiro para aproveitar o dia, que estava lindo, e também para não ficar morto de cansaço (estava muito quente, e imediatamente depois do treino eu iria sair para almoçar e passear com a família). Terminei os 21km em duas horas e 27 minutos. Um tempo lamentável! Mas terminei inteiríssimo! Nem parecia que eu havia percorrido esta distância toda. O treino foi tão bom, que estou super ansioso para o próximo longo (serão 25km, daqui a duas semanas).
Agora que a Luíza já voltou do Canadá, planejo amanhã dar a volta na lagoa (18km) em um ritmo mais rápido. Correrei com os novíssimos fones de ouvido que a Marcela (mega-obrigado, Marce!) trouxe pra mim. Eles têm tecnologia noise cancelling (um dispositivo que capta os ruídos do ambiente e emite uma espécie de "som ao contrário", anulando o barulho) e são ótimos! Já corri com eles três vezes nesta semana (2x10km na terça e na quarta, e mais 6km ontem) e eles são tão incríveis, que não dá pra ouvir nadinha além da música!
A chegada ao Museu depois de 21km

Obrigado leitor, por ter me acompanhado durante a viagem. Agora vou me despedindo porque ainda tenho que reler a fala que preparei para a reunião. Me deseje sorte (e bom humor!) para encarar o trampo.
É falow!

6 comentários:

Tia Rita disse...

Êêêê!!! Toninho, vc como sempre arrancando risadas de todos nós do lado de cá!!!...
boa reunião .... sucesso ahi nessa cidade linda que eu amo de paixão...
ainda bem que a Luíza voltou do Canadá né??? rsrsrs...
bjoooooooo

Marcelo Pizarro disse...

Toninho!!! realmente nao precisa ficar reclamando.. pois afinal de contas nao temos mais problemas, uma vez que a Luiza voltou do canada! isso sim era um problema rsrs!
Agora vai na manha no domingo!!! vou ficar com celular ligado se precisar de algo!!!

Anônimo disse...

é isso aí Toninho, bom trabalho aí em Sampa e boa viagem de volta c/ Deus no coração e muita fé, vai conquistando s/ objetivos, g. a Deus a Luiza chegou bem bjs p/ tds. de s/ mãe

Eneida Freire disse...

Ah, escrever já é sinal de que o humor, melhora, né não?!
Realmente ficar inteiraço depois de correr 21 km é um feito!
Boa sorte em SP!
Beijo, BeinS2!!!!
http://tengasuperacion.blogspot.com

Yeda disse...

Amei sua missão em SP. Espero que tenha sido bem sucedido..rs rs rs
Quanto ao treino, você me fez voltar no tempo e lembrar como foram os meus primeiros treinos para fazer minha primeira meia maratona. Eu terminava acabada e dormia a tarde inteira. A má notícia é que mesmo tendo alguma maratonas, os treinos só vão piorando...rs rs rs
O visual do Rio é lindo, principalmente após o túnel do Joá e compensa todo o sofrimento na subida.

Bjos e Boms Treinos!

Yeda

Antonio Horta disse...

Gente, valeu pelos comentários!
Li cada um com cuidado e lhes agradeço muito pelo apoio e incentivo.