domingo, 25 de março de 2012

Futuro corredor-blogueiro



São cinco e meia da tarde de um domingo chuvoso e estou aqui, deitado com meu filhote enquanto a esposa, a filha e o Pedro fazem um bolo pra gente lanchar.
Estou um pouco apreensivo porque há uma grande possibilidade de que eu nem venha a provar este tal bolo. Isto porque há um problema na fábrica e estou de sobre-aviso, podendo ser chamado a qualquer momento para ajudar (hoje é dia de fechamento para a equipe comercial, e o salário deles ficará comprometido se o problema não for resolvido) a resolver a parada.

Mas como o blog não foi criado para eu ficar aqui reclamando do meu sofrimento trabalhístico, vou mudar de assunto antes que você pare de ler (ei, espera! volta aqui! Já estou mudando de assunto! Foi Mal!!!... Estes leitores de hoje em dia estão cada vez com menos paciência! Êta!) e registrar o andamento dos treinos para a maratona do Rio 2012.
O péssimo treino de domingo passado foi felizmente esquecido e a semana prosseguiu em bom ritmo. O vovô aqui resolveu voltar para a academia (é, tá bem, eu voltei sim - falei! Agora você já pode tirar este risinho sarcástico da cara!), nem tanto por ser este lugar maravilindo, com música de gosto refinado, vista incrível para as montanhas e excelente ambiente para correr. Mas principalmente por ser um lugar COBERTO, onde posso treinar sem medo de que um raio caia na minha cabeça.
Tem chovido toda noite aqui em BH, e eu realmente não posso me dar ao luxo de ficar sem treinar. Não a três meses da corrida mais importante da minha vida.

Mas não é também sobre os treinos na academia que eu vim falar hoje.
O bom da vida é correr ao ar livre, acenar para os corredores que passam e curtir o visual. Assim, no sábado de manhã saímos eu, minha esposa e meu filho (a filha adolescente anda lendo "A bela adormecida", e só acorda depois do meio-dia) para a orla da Pampulha. Eu fiz um treino curto de 6km, enquanto mãe e filho alternaram corrida e caminhada, percorrendo um total de 4km.

Depois do treino, a Eneida resolveu fazer salmão grelhado para o almoço e o gran-chef aqui ajudou fazendo o molho de maracujá. Putz, ficou maravilhoso! (menos a parte do molho, que ficou meio amargo. Felizmente eu tinha backup: uma espécie de molho-reserva de limão. Este sim, ficou bom!).
À tarde fomos pela primeira vez a um lugar que só serve milk-shake. O slogan dos caras é que eles têm mais de 200 sabores! Meus cunhados foram com as respectivas esposas e filhos e o lanche foi bem divertido. Como cada um escolheu um sabor diferente, a coisa toda virou uma grande sessão de cachimbo da paz, com os milk-shakes passando de mão em mão.

De lá, seguimos para o parque de diversões. Sendo eu um macaco velho, calejado pelos apertos que passei com as crianças nas montanhas-russas da Eurodisney, fiquei quietinho no chão, só assistindo e agradecendo a Deus por não estar nem na roda gigante, nem em nenhum aparelho de tortura instalado a mais de meio metro do chão. Há um brinquedo entretanto, que eu adoro: acho que o nome é lagarta, (ou grande minhoca, ou centopéia, ou metrô-do-futuro, lombriga gosmenta, ou algo assim). Naquela hora eu fiz pose de destemido e fui com a Eneida e as crianças. Muito legal!
E assim terminou o sábado.

O dia de hoje começou antes mesmo de eu acordar. Era madrugada quando tive um pesadelo terrível (é tão raro isto me acontecer que nem me lembro da última vez), onde estávamos todos no Rio de Janeiro. Era madrugada e estava tudo escuro. Ao me despedir da família para pegar o ônibus para a largada da maratona, eu peguei o celular, dinheiro, número do peito e uma pulseirinha que identificava os corredores. coloquei tudo numa sacola e deixei com o Rafael. Só depois que saí em direção ao ônibus é que percebi que eu precisava da pulseira e do nro de peito para entrar no ônibus!
Foi tão ruim! Eu tentava correr de volta, mas não os encontrava mais. Havia uma multidão... Tudo muito escuro.
Eu pensei nos meus amigos que estariam na largada, pensei no quanto eu gostaria de estar lá também. Pensei no quão duro eu dei para chegar ali, e tinha jogado tudo fora.
Acordei assustado e gritei a Eneida (ato desnecessário, posto que ela estava dormindo... BEM DO MEU LADO!!! De forma que, gritar no ouvido da moça não foi nada elegante... Mas é como diz o velho ditado: "Casou agora aguenta!").

A parte boa do sonho foi que fiquei desperto e me levantei cedo para correr. Fiz 20 quilômetros e, diferentemente da semana passada, o treino foi bem legal. Corri sem música porque logo no primeiro km a bateria do iPod acabou, mas mesmo assim foi legal.  Por estar sem os fones de ouvido, eu pude ouvir a buzina do carro do Carlos quando ele passou por mim com sua família no km 12. Eles passaram acenando e fazendo festa! O Tiago ficou um tempão dando tchau com a mãozinha...
Terminei o treino como um frango assado, tamanho o calor. Mas foi muito bom.
Eu quero encerrar este post com o depoimento daquele que, ao que tudo indica, deverá ser conhecido num futuro próximo como grande blogueiro e corredor: o Rafael!
Pedi ao El que fizesse um texto dizendo como foi correr com a mãe dele. Segue abaixo o relato (um tanto resumido) do rapaz. Como você perceberá, Rafael já descobriu desde cedo, aquilo que seu pai ainda não aprendeu: "Textos curtos no blog!" :)

 Eu,Rafael tentei correr igual meu pai,no começo achei que não ia gostar,mas,quando corri pela primeira vez achei bem legal !
 Fiquei cansado,mas continuei correndo então quando deu 5minutos parei de correr e comecei a andar.
 No fim eu corri 4km com minha mãe ,pois não consigo acompanhar meu pai.

Não é fofo esse menino?!?!?!

7 comentários:

Eneida Freire disse...

Muito bom!!!
A descrição do fds foi ótima, fidedigna, perfeita!
A corrida com foi mesmo ótima!
Rafael é um companheirão!!!
Parabéns pelos 20 km!!!
Beijo, beinS2!!!

Anônimo disse...

Parabens meninos, unidos, um é sempre a fortaleza do outro, comtinue nessa querido El, me espelho tb em vç viu? bjs. de Vó Córa.

Carlos Henrique Diniz Ferreira disse...

O nome do brinquedo é "Minhocão"... isso mesmo, você entrou no Minhocão domingo!

Que bacana saber que o Rafael está pegando gosto pela corrida... outro dia passei por ele e a Eneida na lagoa.

Parabéns pelos 20 kms, agora é a hora de levar os treinos a sério porque faltam somente 3 meses e 42 kms são 42 kms! Não é brincadeira não!

Parabéns a familia de corredores.

Yeda disse...

Você conseguiu me matar de inveja com este milk-shake. Se eu for para BH, este lugar já está na minha lista.

Sobre a volta a academia, aproveita e inclui musculação e alongamento na sua rotina, para evitar qualquer lesão. Eu brinco que existem duas maneiras de começar a musculação pelo amor ou pela dor, pois normalmente as pessoas so começam a fazer musculação so depois de se machucarem.

Você está chegando na fase crítica e perder treino agora pode comprometer sua meta. É isso aí, foco nesta reta final.

Bons treinos!

Yeda

Tia Rita disse...

aaaaah!!! que delícia ler seus posts... sinto muita falta deles..
vc me diverte pra caramba (acho que já te falei isso é?)rsrsrs...
parabéns ao Rafa pela dedicação... um futuro corredor...orgulho do papai e da mamãe...
beijos pra essa família mais do que lindaaaaaaaa...

Antonio Horta disse...

Valeu mais uma vez pela força, gente!

Beim, Carlos, Mãe, Yeda e Tia Rita,
Vocês não têm ideia do quão importante são seus comentários para mim. Agradeço de coração pelo carinho.
Valeu MESMO!

railer disse...

anime o rafael pra correr a family run aqui no rio, evento que acontece junto com a maratona e cujo percurso é de 6km.
eu já me inscrevi!
abraços!

salmão bom é com molho de tangerina (ou mexerica, pra nós)... experimente!