quinta-feira, 15 de março de 2012

Na terra dos Samurais


Caro Leitor,
Se você gosta de corridas de rua, por certo já deve ter ouvido falar no grupo BALEIAS. Se você é corredor, seguramente já cruzou com um de seus membros em algum treino ou corrida. Eles são inconfundíveis por dois motivos: primeiro pelo "Manto Coral", linda camiseta de cor alaranjada que ostentam "com orgulho!", e também pelo sorriso e simpatia com que tratam a todos que os cumprimentam.
Meu exíguo tempo não permite que eu acompanhe o blog Baleias com a freqüência que gostaria, mas tento entrar lá sempre que posso.
Esta semana tive o enorme prazer de ler um dos mais bonitos textos daquele, e de todos os blogs sobre corrida que conheço.
No post, o autor Miguel Delgado descreve a incrível viagem que fez com outros "Baleias" ao Japão, onde correu a Maratona de Tókio.

O relato da viagem já é, por si só, emocionante. Emocionante por conta da narrativa descontraída e muito bem-humorada que Miguel faz. Emocionante pelo modo como ele fala da cidade, como fala das pessoas de lá. Emocionante pela paixão que demonstra ter pelo "mundo que corre" (adoro esta expressão dele!), e pela forma como ele (e os Baleias, em geral) encara o esporte. Para os Baleias não há que se falar em tempo de prova. Não há preocupação chegar em primeiro, em chegar antes do companheiro, nem em fazer este ou aquele tempo. Para os Baleias, o último a chegar é tão importante quanto o primeiro. E a festa que a torcida Baleias faz para um (eu já vi isto!) é igual, se não maior, que a que faz para o outro. Correr para eles é mais que esporte. É quase uma filosofia de vida.
Sabe, cada autor descreve o mundo da forma que o enxerga, e isto diz muito sobre a personalidade de Miguel Delgado. Ele relata um pais lindo, com pessoas gentis, agradáveis e atenciosas. Se ele o faz desta forma, é porque é assim que vê o mundo: com otimismo, com bom humor, com empatia. Até a espera pela conexão ele consegue relatar de forma bem-humorada!
Mas o que tornou o texto especialmente emocionante, ao menos para mim, está em seu último parágrafo, na forma como Miguel conclui o post:
"Quem tiver com problemas de autoestima marque umas férias no Japão que voltará melhor. Eles te celebram e valorizam só por você estar lá.".

Fiquei tão emocionado com a leitura, que tomei a liberdade de escrever aqui estas linhas, sem ao menos consultar o autor (o que não faria lá muita diferença, posto que o blog Baleias tem zilhões de leitores, e Miguel não tem tempo para se preocupar com o que um fã anônimo escreve dele). Mas o fiz com a melhor das intenções, no intuito único de compartilhar com você, caro amigo, esta experiência fantástica. Se tiver tempo, entre lá e leia o post. Vale MUUUUITO a pena!
O endereço do Blog Baleias é http://baleias-corridaderua.blogspot.com/
e o post a que me refiro é intitulado
"MARATONA DE TÓQUIO 2012 - BALEIAS - A SOMBRA DO SAMURAI!!"

Que brilhe a sua Luz!

3 comentários:

Anônimo disse...

toda caminhada p/ mim é muito empolgante mas a corrida de rua é mesmo fascinante parabens Toninho e Carlos, sempre em frente...D. Córa

Eneida Freire disse...

Fui, por indicação sua, ao blog deles.
Adorei o modo como as postagens são conduzidas!
Comentei lá, e para minha satisfação, tive meu comentário respondido!
Já me encontrei com eles em orridas na Lagoa, e a alegria reina sempre, sempre de bom humor!
Super válida a indicação!
Beijo, beinS2!

railer disse...

eu já viajei pra correr. foi em nova iorque (leia aqui). mas um grupo de corridas chamado baleias não é estranho? o de nova iorque tem mais a ver, é o papa-léguas! (new york road runners)