segunda-feira, 2 de abril de 2012

Antes de partir


Este é o primeiro post que faço ANTES do treino do dia, então não sei ao certo o que escreverei aqui, mas acho que será diferente do que tenho feito.
O texto é para Eneida.
Oh, claro, estou escrevendo num blog - e blogs são para quem os quiser ler. Mas o que quero dizer é que estou escrevendo pensando nela.
Obviamente seria mais fácil (e bem mais privado também) mandar um e-mail. Mas não conseguiria ...
Deixa pra lá.

Fiquei emotivo porque acabei de assistir The Bucket List ("Antes de Partir", título em português). Eu sempre choro no fim dos filmes (assisti Titanic quatro vezes. Chorei nas quatro) e desta vez não está sendo diferente.
Daqui a pouco sairei para o treino de hoje: 10km no sol de 17 horas. Me deseje sorte.
Entretanto, como ainda não corri, não posso dizer como foi (lógico, né!). Então, como não posso hoje falar sobre corrida, falarei sobre o filme.
Mesmo não sendo este um blog sobre cinema - e mesmo não sendo eu a pessoa adequada para comentar sobre filmes, tomarei a liberdade de indicar um: se você não assistiu, pegue numa locadora (ainda existe isto?), baixe da Internet... sei lá. Dê seu jeito, mas assista "Antes de Partir". Vale muito a pena.
E quer outra dica?     Tá bem, você não quer, né? Mas vou lhe dar assim mesmo: se conseguir, tente ver com as legendas em Inglês (ou sem legendas, se puder). É que a tradução em alguns pontos muda ou pouquinho o sentido das falas (ao menos na versão que eu peguei).
Se você for humano (como penso que é - pois, de outra forma, não conseguiria ler este texto) irá chorar no final. Mas isto faz parte. Vá lá! Pegue o filme e assista. Assista HOJE.
Anda logo!

Não contarei a história para não ser spoiler. Mas transcrevo abaixo a sinopse a que tive acesso:
"Carter Chambers (Morgan Freeman) é um homem casado, que há 46 anos trabalha como mecânico. Submetido a um tratamento experimental para combater o câncer, ele se sente mal no trabalho e com isso é internado em um hospital. Logo passa a ter como companheiro de quarto Edward Cole (Jack Nicholson), um rico empresário que é dono do próprio hospital. Edward deseja ter um quarto só para si mas, como sempre pregou que em seus hospitais todo quarto precisa ter dois leitos para que seja viável financeiramente, não pode ter seu desejo atendido pois isto afetaria a imagem de seus negócios. Edward também está com câncer e, após ser operado, descobre que tem poucos meses de vida. O mesmo acontece com Carter, que decide escrever a "lista da bota", algo que seu professor de filosofia na faculdade passou como trabalho muitas décadas atrás. A lista consiste em desejos que Carter deseja realizar antes de morrer. Ao tomar conhecimento dela Edward propõe que eles a realizem, o que faz com que ambos viagem pelo mundo para aproveitar seus últimos meses de vida."

O filme não tem nada de corrida nem de maratona. Mas nos faz pensar sobre o que é realmente importante. Nossa família (é ai que entra a Eneida), esposa, filhos, amigos...

Dos meus dez leitores, oito me conhecem pessoalmente e sabem que meu gosto é bastante... duvidoso. Se você pertence à minoria que não teve o (des)prazer de conversar comigo ao vivo, devo avisá-lo que eu consigo gostar igualmente do Rappa e da Adele. Não entendeu? Veja: eu gosto até de uma música (tudo bem, é UMA só!) da banda Calypso!
Então esteja avisado de que existe uma chance de eu estar exagerando ao falar tão bem do filme. Talvez a crítica não ache o enredo assim tão legal quando eu o descrevi (não vi o que a crítica falou do filme. Ele foi feito em 2007, eu acho).
Mas eu insisto muito para que você veja o filme. Não será perda de tempo, disso tenho certeza.

Agora são 22 horas. Não consegui publicar o texto antes por falta de conexão com a Internet. Isto não é de todo ruim, porque posso lhe dizer que corri 6,5km hoje à noite. O plano era fazer 10km, mas como já estava escuro quando sai, só pude percorrer o caminho que estava iluminado.
Cara, a lua estava fantástica! Sabe aquela cena dos filmes em que o brilho prateado bate no mar e deixa um brilho?  Pois é, não estava bem assim, mas estava bonito pra caramba!
Depois da corrida, voltei pra casa, tomei um banho rápido e fui para uma lan-house (aqui elas existem aos montes!) para fazer a reunião com São Paulo.
Quando voltei, achei o lanchinho da mamãe pronto, só me esperando!!! Ô vida mais ou menos!!!
Amanhã irei me encontrar com o Carlos, parceirão na empreitada da Maratona do Rio. Por telefone ele me deu uma notícia não muito boa: não poderemos correr de Piúma a Marataízes (uns 22 ou 25km) como havíamos planejado porque ele descobriu que a estrada é estreita demais.
O Carlos também viajou com os pais dele. Eles estão em uma praia aqui perto e amanhã nos encontraremos todos aqui em Piúma inesquecível.
Depois eu lhe conto como foi.
Vou me despedindo aqui porque ainda vou assistir outro filme antes de dormir.
Boa Noite pra você!

2 comentários:

Eneida Freire disse...

Noooooo!!!!
Falou de mim!!!
Tô me achando, já! ;)
Valeu mesmo!!!
A recíproca é verdadeira!!!
Beijo, beinS2!

railer disse...

toninho,
tudo bem que vc não é um leitor antigo do meu blog, mas quando dicas de filmes (inclusive pra chorar), dê uma olhada no meu tema 'filmes' que tem coisas boas lá.

inclusive falei desse filme em 2008 e fiz uma referência com um livro que você leu na minha casa.

veja aqui: http://raileronline.blogspot.com.br/2008/03/lista-da-bota.html

eu também coloco no twitter, a cada mês, os links de postagens antigas do meu blog, desde 2005, pra quem quiser reler.