sexta-feira, 28 de março de 2014

53 minutos


Ontem foi dia de corrida pra mim! 'Dia' não, foi NOITE de corrida! Pela primeira vez desde que voltei da praia eu pude ir até a orla da lagoa e correr sossegado. Êta treim bom!
Cheguei em frente ao PIC às 19 em ponto e, após uma serie curtíssima de alongamentos (só pra constar nos autos), liguei o iPod e comecei a  curtição.
Foram 8 km feitos num ritmozinho suave e leve. Gastei exatos 53 minutos pra fazer o percurso ao som dORappa e de uma ou outra música estrangeira.
Mal tinha percorrido uns 500 metros e me dei conta de que estava correndo com os óculos (normalmente eu os tiro pra correr, por causa do suor).  Apesar do incômodo de não poder ficar limpando o rosto com a mão (pra não sujar as lentes), correr com os óculos foi bom porque pude observar  detalhes da paisagem e das pessoas que normalmente eu não enxergo.
Voltando pra casa

Quando eu estava no terceiro km, um senhor de uns 50 e tantos anos passou por mim correndo rápido pra caramba. Ele me chamou a atenção por causa da  velocidade e também pelo fato de colocar a camiseta para dentro do short, coisa que só os 'antigos' fazem. Aumentei o ritmo para tentar  acompanhá-lo e vi que ele transpirava muito. Sua pele negra brilhava por causa do suor, fazendo ressaltar os músculos das panturrilhas quando ele  trocava os passos. O cara estava em ótima forma e a única coisa que denunciava sua idade era o branco do bigode e dos cabelos. Tentei correr com  ele mas comecei a ficar ofegante (o sujeito estava a menos de 5:30 min/km, eu acho) e diminui o passo. Poucos metros depois ele olhou pro relógio e  parou de correr (talvez tivesse aumentado o ritmo no km final. Eu gosto de fazer isto às vezes). Continuei a correr sozinho, pensando no tempo em  que 5:30 era um ritmo razoável pra mim. Lembrei-me do meu recorde mundial nos 10km: 52minutos há 4 anos atrás, e então percebi que nunca mais
conseguirei este feito... Mas isto não incomodou. Hoje já não tenho grandes metas de tempo e corro apenas pelo prazer da corrida.
Agora que estou escrevendo este texto, vejo que gastei um minuto a mais (53min) para percorrer 2km a menos do que o recorde. É verdade que eu quis fazer um  treininho leve, e que conseguiria ir mais rápido se desejasse. De qualquer forma, esses números mostram que eu, que todos nós, ficamos um pouco mais velhos a cada dia. Quer dizer: o NOSSO CORPO envelhece a cada dia. Nossa mente terá sempre a idade que permitirmos que ela tenha, não é?
Depois da corrida, comprei a tradicional garrafinha de água e fui curtir meu 'premio' no banco da praça: deitei no banco e fiz um exercício de  relaxamento que estava bom pra caramba! O início foi complicado porque havia um grupo de pessoas que conversavam muito alto, mas consegui fazer 'abstração' olhando pras árvores e curti muito o momento de concentração e descanso. Depois de 10 minutos tirei umas fotos para postar aqui no blog e fui pra casa.
O Rafael havia chamado uns colegas pra lá e a casa estava bem animada. Comemos pão com presunto e queijo, tomando um café fresquinho que a Eneida  fez.
Quando a turma do Rafa foi embora, eu percebi que meu joelho estava um pouco dolorido. Deitei na cama e fiz uma sessão de auto acupuntura (sou bom nisso!).
A noite foi tranquila e o joelho amanheceu ótimo. Hoje à noite correrei novamente: 6km em um ritmo um pouco mais rápido. Depois eu conto como foi.
É Nóis!
suadão

Beba Água!


3 comentários:

Tia Rita disse...

Ótimo relato Toninho!
Ri aki sozinha qdo vc diz da camiseta pra dentro daquele
Senhor ! Achei um companheiro pro maridao!!
Hehehe e vamo que vamo
Tia Rita

Antonio Horta disse...

Valeu pela força, tia Rita!

Eneida Freire disse...

Aí, beinS2!!!!
Força!!!