quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Conselhos para os Jovens


Há anos o texto abaixo vem circulando pela internet, sendo atribuído a diversos autores, principalmente a Bill Gates - presidente da Microsoft.
Ao que tudo parece indicar, o verdadeiro autor, no entanto, é o escritor norte-americano Charles J. Sykes, que escreveu o livro Dumbing Down Our Kids: Why American Children Feel Good About Themselves But Can t Read, Write, Or Add. (que em meu Inglês ridículo soaria como algo do tipo "Alienando nossas crianças: por que as crianças americanas sentem-se bem consigo mesmas mas não conseguem ler, escrever ou fazer contas")

Obviamente o post nada tem a ver com corrida, mas sou pai e tio de adolescentes - e me preocupo muito o momento que a geração deles está atravessando. Além disto, como o blog é o espaço de que disponho para expor minhas idéias (boas ou não), achei que o amigo leitor não se importaria se eu o postasse aqui.

A autoria do texto não importa. O ponto que quero abordar é que minha trajetória profissional nas áreas de gestão e TI me ensinou que as frases - TODAS ELAS - são absolutamente válidas.
Se o amigo leitor é pai, mãe, tio, avó ou amigo de adolescentes - e julgar pertinente, que procure fazer com que os jovens enxerguem isto.
Se você que me lê é agora adolescente, que procure ver nas linhas não conselhos, mas alertas de quem já foi adolescente um dia. De quem já sentiu na pele o que o amigo está vivendo agora. É uma fase tensa, difícil. Mas é a partir de agora que as escolhas passam a ser suas - e não mais de seus pais.
Seu caminho começa aqui. Não lamente, não se sinta frustrado. Curta a vida está diante de você.
Se quiser, reclame daquilo que não tem (é um direito seu). Mas antes de fazê-lo, medite e AGRADEÇA a Deus pelo que você TEM. Acredite em seus sonhos e lute por eles.
Sabe, eu já não tenho 18 anos há muito tempo, mas ainda faço - quase todos os dias - escolhas que determinam meu futuro e o futuro de muitas outras pessoas. É duro, é "tenso" (pra usar uma expressão de vocês jovens!) ter que decidir sabendo das conseqüências de um eventual erro. Mas é isso que dá sabor à vida. É nessas horas que crescemos como gente.

Conselhos para os Jovens

1 A vida não é fácil — acostume-se com isso.
2 O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo.
3 Você não ganhará $20 mil por mês assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.
4 Se você acha seu professor rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.
5 Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo da sua posição social. Seus avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam de oportunidade.
6 Se você fracassar, não é culpa de seus pais. Então não lamente seus erros, aprenda com eles.
7 Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são “ridículos”. Então antes de salvar o planeta para a próxima geração querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio
quarto.
8 Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece com absolutamente NADA na vida real. Se pisar na bola, está despedido… RUA!!! Faça certo da primeira vez!
9 A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.
10 Televisão NÃO é vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a boate e ir trabalhar.
11 Seja legal com os CDFs (aqueles estudantes que os demais julgam que são uns babacas). Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar PARA um deles.

Curta a vida.
E que brilhe a sua Luz!


8 comentários:

Antonio Horta disse...

Iza, eu te amo!

Eneida Freire disse...

Muito bom e verdadeiro o texto!
Ô fase difícil, complicada, complexa, e seria chata se não fosse tão tensa!
Mas a gente que já passou dessa fase taí pra mostrar o que peneiramos, o que deu certo com a gente e o que não deu, o que a gente viu que deu certo com os outros 'da nossa época' e o que não deu.
"Quem tem ouvidos para ouvir, ouça." Mateus 11:15
Beijo BeinS2!
Força, adolescentes!

Carlos Henrique Diniz Ferreira disse...

Muito bom!
Esse é o mESTRE Toninho Horta!

Anônimo disse...

Tudo isso Toninho, é muito bom, sempre lembrado, p/ fortalecer tds nós q. vivemos n/ mundo de Deus, na verdade, somos abençoados, p.q. temos fé no futuro q. a Deus pertence, o resto ,é resto te amo viu? bjkas p vçes. D. Córa

Anônimo disse...

Parabens,meu filho continue com essa tenacidade, q. vç irá mais longe do q. tem conseguido.De s/ pai.

luíza disse...

muito obrigada pai, vou tentar enxergar isso cada dia mais
te amo

Antonio Horta disse...

- Obrigado Pai, o que sou - devo a você.

- Tamo junto, Beim.

- Obrigado pela força, Carlos!

- Brigado Mãe, tb te amo.

- "Valeu" Iza! É nóis!

Tia Rita disse...

simplesmente sensacional.... vou compartilhar para que outros jovens também se deliciem nessa sabedoria...
acredito mesmo que essas palavras irão acrescentar na vida de muitos adolescentes e porque não, na vida dos adultos também...
beijos