sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Adele e o Quilômetro da Morte


Para não perder de vez todos os meus leitores do blog, volto agora a falar de corrida. A intenção do blog é justamente esta, e por isto - peço desculpas ao leitor que é solteiro, que não tem filhos, netos ou sobrinhos e que, portanto, não deve se interessar pelas questões relativas ao mundo dos adolescentes.
Não que valha como justificativa, mas esclareço que quis redigir o post anterior (intitulado "Conselhos para os Jovens") motivado por desejo sincero de ajudar de alguma forma aos daquela geração.
Isto posto, volto pois ao maravilhoso mundo das corridas de rua:

Quem me lê e não mora em BH (como o JorgeMaratonista e a Yeda) não sabe que a região da Pampulha foi assolada na tarde de quarta-feira por um rápido, porém destruidor temporal, com ventos tão fortes que fizeram ir ao chão árvores centenárias.
Euzinho aqui cheguei todo inocente à beira da orla minutos depois que a tempestade havia passado. Já estava até de tênis, short e boné.
Mal andei com o carro por cem metros e já me deparei com árvores caídas, tanto na calçada, quanto no meio da rua. Ficou impossível correr, dado o cenário de caos. Decidi abortar a missão daquela tarde e ir direto para casa, tarefa que levou mais de 40 minutos (40 minutos para um trajeto que eu faria em menos de 5! O trânsito simplesmente travou!).

Como o treino de quarta fracassou, passei toda a quinta ansioso para que chegasse logo a hora de sair do lerê e ir correr. O dia demorou 50 horas para passar, mas por fim chegou a hora de sair do rala-rala, trocar de roupa e partir para a parte boa. A corrida não teria sido tão legal se o Marcelo (valeu Marcelo!) não tivesse me lembrado de tirar o gatorade do frigobar pra levar. Quem corre sabe como é bom tomar uma bebida geladinha depois do treino, né?!

Ignorando o conselho da Yeda, resolvi levar novamente o IPOD (com os fones tradicionais, desta vez). Eu gostei muito de correr sem música, mas como o treino seria à noite (sem muita coisa pra ver), eu não estava me sentindo muito a fim de ficar "integrado a natureza e aos meus pensamentos" :)
Preferindo a companhia do Bono Vox e da Shakira, liguei a música e comecei a correr. O plano era fazer 8km a 6min/km.
Uma coisa engraçada aconteceu: como eu passei o dia com uma sensação de cansaço, imaginei que o treino seria desgastante. Mas aconteceu justamente o contrário! Corri solto e, a despeito dos meus 90 e poucos quilos, me senti leve, e o ritmo foi muito tranqüilo. Percorri 4km indo do PIC até a AABB, fiz a volta e retornei.
Faltando um km para chegar ao PIC, o mp3 começou a tocar uma música da cantora Britânica Adele. Conheci a música dela através de uma postagem no blog do Railer (raileronline.blogspot.com) e ADOREI! Dias depois, estava passeando na FENAC com meu filho e paramos para assistir ao DVD do show dela. Ficamos ambos encantados. A dona canta pra caramba!
Transferi algumas músicas dela para o player, mas já havia esquecido disto porque passei a usar um outro mp3.
O fato é que, no último quilômetro do treino, comecei a ouvir a batida de "Rolling in the Deep", em uma versão ao vivo.
Aumentei o volume e tentei me concentrar para entender a letra (já devo ter lhe dito que meu nível de Inglês é macarrônico). O ritmo entrou dentro de mim, e me lembrei de uma brincadeira que eu costumava fazer quando treinava para corridas de 10km, que eu chamava de "Quilômetro da Morte". Consistia em percorrer o último km do treino imitando os quenianos: dando as passadas tão grandes quanto minhas pernas permitissem e tentando ir o mais rápido que meus pulmões deixassem.
A batida era perfeita para isso, e eu vou mandar a modéstia às favas para dizer que VOEI BAIXO naquele km!
Eu me sentia uns 25 anos mais novo! O garmim disse que corri a 4min/km naquele km.
Pelo que entendi da letra, a música fala de um caso de amor que tinha tudo para dar certo, mas não deu. O ritmo da batida combina perfeitamente com o tom de voz "rasgante" que a Adele tem. Para o meu gosto, a música ficou perfeita! E ficou perfeitíssima para aquele momento, aquele finalzinho de treino.
Terminei a corrida e ainda caminhei uns bons metros (pra recuperar o fôlego!) ouvindo a Adele. Para fechar com chave de ouro, fui até o carro e peguei o gatorade gelado! Me sentei num banco e fiquei um bom tempo lá, só curtindo. Foi perfeito!
Adele

Cheguei em casa ainda assoviando a música e querendo abraçar e beijar todo mundo (obviamente fui impedido com veemência, dado o estado "suatório" degradante em que me encontrava!).
Moral da história: correr é bom pra caramba!!!

Sábado pretendo dar a volta na lagoa, mas ainda não decidi se vou com ou sem o Ipod :)

8 comentários:

Dinda disse...

Com ou sem Ipod, vc é o máximo correndo... ficamos todos nós os seus leitores orgulhosíssimos de você....
e sabe o que mais?? já tá com cara de campeão...#prontofalei!!

Antonio Horta disse...

Valeu Tia Rita!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Com uma torcedora assim eu certamente conseguirei completar os 42km em Julho!
Muitíssimo Obrigado!!!

Eneida Freire disse...

É bom demais fazer o que a gente gosta, curtir a vida com coisas saudáveis!
Avante, meu BeinS2!!!
Beijo!

Marcelo Pizarro disse...

Toninho!!! Isso aeee mais como se trata de maratona, deixa o Km da Morte pra depois da maratona rsrs
Aqui seu blog ta viciando igual seriado, "tem que esperar cenas do proximo capitulo". Deixa eu ir que meu chefe ta por perto pode pegar mal rsrs

Anônimo disse...

Parabens Toninho, sempre p. frente e com ânimo . Tudo isto é saude, felicidades, de D. Córawinke

Yeda disse...

O momento de "curtição" pós corrida só entende quem corre. É uma delícia depois de completar um treino sentar e ficar na boa curtindo o momento. Realmente são os grandes momentos que a corrida nos proporciona

Amanhã vou correr de iPod, tenho 18km ritmo tartaruga e so com música para aguentar, é o único treino que faço com música.

Antonio Horta disse...

Valeu Beim! Você é a minha "coisa saldável"!

Karay Marcelo, EU sou o seu chefe! Mas faço um acordo: se vc voltar a andar de bike, te libero facebook por 2 horas - todo dia!

Obrigado Mãe, tô contando com você na torcida!

Yeda! Então voce também aderiu às maravilhas do iPod!!! Eu pensava que corredores "profi", como você e o JMaratonista não usassem estas coisas! Boa sorte ai no treino (a esta hora você já deve ter terminado, né?)! Depois nos conte como foi, tá?

railer disse...

já ficou conhecido do jorge? hehe
o cara é muito gente boa, conhecido aqui no rio como o 'fominha'.

correr é bom, mas com adele acho que não rola... hehe