domingo, 16 de outubro de 2011

Decisão


"Treinar para uma maratona é um ato de fé.
Correr uma maratona é um ato de coragem.
Com fé e coragem, pessoas comuns podem fazer grandes coisas."
Randy Essex

Seja lá quem for esse Randy Essex*, o que ele diz acima parece fazer sentido. Ao menos, eu espero sinceramente que faça,  porque acabo de tomar uma das mais sérias e difíceis decisões da vida: resolvi correr uma maratona!
Não estou falando de andar pelo parque, nem de uma corrida rústica, nem mesmo de uma Meia-Maratona (para quem não é familiarizado com o maravilhoso mundo das corridas de rua, correr uma meia-maratona e viver para contar como foi, já é um feito heróico retumbante), mas sim de "passear" correndo 42 quilômetros sem parar pra nada, nem para beber água.

Quando eu falei disto lá em casa, ninguém entendeu (lógico!) Mediram minha temperatura e falaram para eu não me preocupar, que essa idéia louca me apareceu por causa do stress; que quando eu relaxasse, tudo iria passar...
Então, fui ver meu cardiologista (todo mundo que corre deve ter um). Ele também não entendeu. Não só não entendeu, como ainda insinuou que deveríamos parar a consulta para ele me encaminhar a um colega dele - um psiquiatra!
Saí da consulta puto da vida e fui falar com o Marcelo, meu colega de trabalho, companheiro nas horas ruins e nas péssimas. 
Ele quase me bateu!
Tentei com o meio-irmão Stefan: mesmo resultado: "tá doido? Cê já tá velho pra isso!"
Ninguém me entende...
Mas quando tomei a decisão eu sabia que não seria fácil! Não! Eu não desistiria assim tão facilmente! Peguei o telefone e liguei para o Carlos.

Na verdade, foi o Carlos, meu antigo discípulo (que há muito superou o mestre), quem teve a idéia de viver esta  "experiência de vida", mas essa história eu conto depois.

Para terminar (me disseram que blogs não são livros, e que, portanto, os textos precisam ser curtos porque as pessoas têm mais o que fazer da vida), quero explicar a razão deste blog (prefiro pensar nele como um diário): quando resolvi correr a maratona no próximo ano, percebi na hora que a coisa não vai ser fácil. Não consigo fazer isto sozinho; não consigo fazer só com a ajuda do Carlos. Eu preciso de mais apoio, preciso de incentivo. O blog é pois, a forma que encontrei de pedir a ajuda da esposa, dos filhos, dos meus amigos. Quero relatar este ano de treinos; falar da dificuldade de treinar à noite; de treinar na chuva. O "PrimeiroKM" é então um apelo, uma forma te de pedir que também me incentive, que não me deixe fraquejar. Porque eu quero muito fazer isto.

Fique com Deus.
É falow!

*Randy Essex é jornalista e corredor Norte-Americano

8 comentários:

Marcelo Pizarro disse...

Toninho!
Ficou muito bacana seu texto! Ele realmente disse o que voce sente. Mais como nao podia deixar de perder a piada... Correr na chuva pode nao, vai ficar dodoi!!! rsrs
Abraços e boa sorte na nova fase da sua vida!!

Carlos Henrique Diniz Ferreira disse...

O mestre nunca é superado! Estamos sempre aprendendo com ele!
Vamos lá Toninho... ler suas publicações agora fazem parte da minha rotina diária. Estamos juntos nessa Mestre! rs

Eneida Freire disse...

Mais uma para acompanhar!
Bom demais!
E a força de vontade prevalece!
Isso acho fantástico!
Força sempre!
Acompanho sempre!
Beijo!
http://tengasuperacion.blogspot.com

Antonio Horta disse...

Valeu Marcelo!
Valeu Carlos!
Valeu Beim!
Muito obrigado pela força!

Anônimo disse...

parabens Toninho,essa garra toda,só pode ser de filho de D. Cora felicidades bjs...fe

Anônimo disse...

hoje tb já fiz m/andanças, caminhei durante uma hora o q. p/ mim está muito bom ne? sua mãe D.Cora Coralina bjs...

Anônimo disse...

tb, estarei acompanhando, já está fazendo parte do m/ dia a dia, o q. é muito bom , tb me sinto fortalecida bjs sua mãe...

railer disse...

sugestão de postagem: o porquê de esta corrida se chamar maratona e ser 42km...

boa sorte!