domingo, 30 de outubro de 2011

Karatê Kid IX - A hora da verdade na Pampulha




"Quando a oportunidade bate à porta, algumas pessoas estão no quintal procurando trevos de 4 folhas."

Pensei nisto quando o pessoal da Movimenta Desportiva me convidou para correr o Longão com eles hoje. Pela minha planilha, eu deveria fazer 13km, mas pensei: "será uma ótima oportunidade para conhecer pessoalmente a turma da Pé de Pano, trocar idéias e aprender sobre corridas". E foi mesmo!

Como bom mineiro, cheguei no marco zero às 7:40 horas. Só o Carlos havia chegado. Conversamos por alguns minutos e logo apareceram o Toninho, meu Xará da Toninhoo Movimenta e a Kelly, moça simpaticíssima, de sorriso fácil e papo extremamente agradável. Conhecer o Toninho foi totalmente diferente do que eu estava esperando.
Como o Carlos havia me falado muito dele, eu criei a idéia de que ele e seus alunos seriam uma espécie de "elite", uma "tribo" que falaria muitos termos técnicos de corrida etc.
Mas o Toninho é o oposto disto! Dá atenção a todos que o procuram e, quando fala de corrida fica com um brilho diferente no olho. O cara gosta mesmo do que faz.
Pouco a pouco, foram chegando os demais Pés de Pano. Fui apresentado ao Emerson, atleta Pé de Pano que - simplesmente - GANHOU a 10Milhas Puma. Agora o mais incrível: o Emerson não tem nada de "eu-sou-o-bom". Pedi para ele me contar como conseguiu correr tão rápido a Puma, e ele, com toda paciência, me contou da sua rotina de treinos e falou do trabalho que está realizando com a Movimenta Desportiva.
Só a conversa com esse cara já valeu o treino! Eu fiquei tão fã dele que quase paguei mico e pedi autógrafo.
Faltando 5 minutos para as 8, o Toninho reuniu o pessoal em uma roda e começou um alongamento muito, mas muito doido.

Era praticamente um teste de sobriedade. A gente tinha que se comportar como o Daniel San do filme Karatê Kid: Primeiro veio o "Pinte a Cerca", atividade onde tínhamos que segurar o pé com a mão trocada e ficar em um pé só por 20 segundos (talvez os mais lentos da minha vida!), depois trocávamos de pé e mais vinte eternos segundos. Tinha gente se segurando nos carros, nas árvores... Eu senti na pele como é a vida do saci pererê, de tanto que fiquei pulando e tentando me equilibrar num pé só.
O segundo exercício do alongamento era ainda mais estranho. O "Daniel San encera o carro" consistia em ficarmos agachados - agachados não, era como se estivéssemos sentados - só que sem banco. Ficamos assim pela eternidade de 20 segundos.
A essa altura eu já estava pensando que o pior havia passado, já que nada podia ser pior do que aquilo. Mas podia sim! Vendo que alguns de nós ainda estavam respirando, o Toninho mandou a gente ficar em pé, esticar as pernas e encostar a palma - eu disse a PALMA, não a ponta da unha - no chão. Você está ai pensando que isto deve doer muito, né? Não dói não! O que mata mesmo de dor é ficar assim pela eternidade (eu acho que conseguiria dar a volta na lagoa naqueles 20 segundos que não acabavam nunca).
E o "alongamento" prosseguiu assim: como uma sessão de tortura chinesa nível 3. Acabei a sessão praticamente sem condições de correr, mas eu conseguia - finalmente - me equilibrar em um pé só.
Bastaram Uns 5 ou 10 minutos após o término do maldito alongamento para eu poder ficar em pé novamente, apesar da coluna querer permanecer curvada para o resto da vida.
O general Toninho organizou o pessoal (alguns correriam a lagoa toda e outros não) em grupos e lá fomos nós! Partimos em um grupo de quatro, três alunos e o Sansei Toninho.
Meio kilômetro adiante o mestre vira pra gente e diz: "Pára tudo! Esqueci a vaselina!"
Ai eu fiquei com medo! Fiquei MESMO! Meu pensamento imediato foi: "ué, ele já não ferrou a gente o suficiente no alongamento da morte?".
Felizmente a pomada era só para ele mesmo (eu acho!). O cara voltou e nós três continuamos correndo. Pouco tempo depois ele já havia nos alcançado. O cara é fera na corrida! (como eu conheci o sujeito hoje, e como este é um blog público, acho melhor não comentar nada, mas essa coisa de pomadinha anti-assadura é meio frescurite, nénão?  Brincadeira, Toninho!)

Acompanhei o grupo durante os 12 primeiros km. Uma coisa curiosíssima: quando estávamos no nono km, um cachorro apareceu do nada e começou a correr com a gente!
Me deu medinho, mas eu estava no meio do grupo, e não ficaria bem dar chilique. Gritei mentalmente o nome da Tia Rita, minha Fada-Madrinha maratônica, e então usei a técnica milenar do pensamento positivo: "somos 4, então tenho 75% de chance de sair ileso, caso um ataque canino aconteça". Firmei a mente e segui firme. Nem beiçinho eu fiz.
No início da barragem parei para comprar água e a turma se mandou de vez. Eu demorei apenas um minuto ou dois, mas quando olhei, os três ingratos já estavam quase do outro lado da barragem. Eles realmente fazem jus ao nome "Pé de Pano"!

Como eu havia planejado fazer todo o percurso respeitando o limite de 80% da minha fc máx, resolvi continuar no mesmo ritmo.
O único momento de stress foi na barragem. Haviam algumas poças de água e um pouco de barro na pista. E foi ai que percebi a grandeza do Mestre Toninho: "Pinte a cerca, pequeno gafanhoto!" Aquela era "a hora da verdade": Eu teria que me equilibrar no cantinho do passeio para não atolar o tênis na lama. Lembrei do "4" no alongamento e prossegui confiante, o cãozinho pé de pano do meu lado (agora eu já o estava vendo como um amigo, e não mais como ameaça).
É sério, o bicho me acompanhou até a casa do baile!

Cheguei de volta ao marco zero incrivelmente tranqüilo! Quando terminei, a turma toda me aplaudiu! E ainda me deram gatorade! Ô pessoal legal!

Foi a primeira vez em dez anos de corrida que treinei em grupo. A experiência foi muito agradável e espero sinceramente que me convidem de novo para um outro Longão.

Resumo do treino: fiz 17.98km em 1hora e 51 minutos (descontados os minutos que parei pra comprar água). A FC Média ficou em 81%max e, até o fechamento desta edição, ainda permaneço vivo (mas não faço alongamento com o Toninhoo NUNCA MAIS!!! Nota mental: chegar aos treinos sempre um pouco atrasado para evitar ser torturado novamente no alongamento da morte!)

Meus sinceros agradecimentos a toda a equipe pelo carinho com que fui acolhido.
Vocês são nota mil!!!

6 comentários:

Eneida Freire disse...

Oia!
E não é que até eu apareci no blog?!
Tô com prestígio! Hehehe
Bom gente, agradeço à Pé de Pano a acolhida aos novos membros e parabenizo a cada um pela força de vontade em se superarem!
Parabéns, Toninho, sigo te admirando!
Beijo pra você!
Abraço a todos!
http://tengasuperacion.blogspot.com

Antonio Horta disse...

Valeu pela força, Beim! Corro com você no coração.

railer disse...

parabéns, cara. e continue firme e forte!

Carlos Henrique Diniz Ferreira disse...

O treinamento foi excelente! O pessoal bacana, o clima perfeito e ainda fechou com chave de ouro com esse relato super divertido do mestre Toninho.
Toninho vc é o cara!

Marcelo Pizarro disse...

Toninho parabens pelo treinamento!! continue assim que ai nem precisamos nos preocupar tanto com voce em uma Maratona!!
Agora nao pude deixar de notar tinha dois carinhas que foram no mesmo medico com voce rsrs

tia Rita disse...

Parabéns Toninho pela garra...
fé e perseverança sempre....
a foto está linda... vcs são lindos...
beijos da dinda..